Lentilhas são sementes comestíveis da família das leguminosas. Elas absorvem facilmente uma variedade de sabores e temperos e são ricas em valor nutricional.
As lentilhas são uma ótima fonte de aminoácidos essenciais como isoleucina e lisina. Elas também são uma boa fonte de micronutrientes, como vitaminas e minerais. Uma maneira muito boa de se consumir lentilhas é na forma de germinados e brotos porque eles contêm metionina e cisteína. Estes dois aminoácidos são muito significativos na construção muscular e fortalecimento do nosso corpo.
Benefícios
Melhora a Digestão – Como as lentilhas contêm altos níveis de fibra dietética, elas melhoram a digestão se consumidas regularmente. Elas também ajudam nos movimentos intestinais, resultando em diminuição da constipação. Embora as lentilhas tendam a causar inchaço e gases. O consumo de lentilhas germinadas ou na forma de brotos, resolvem esse problema e facilitam sua digestão.
Geração Muscular – Nossos órgãos e músculos precisam de um suprimento constante de proteína para reparo e crescimento do corpo. Lentilhas, especialmente lentilhas germinadas, contêm todos os aminoácidos essenciais que são necessários para o nosso corpo, para a boa construção muscular e bom funcionamento do corpo.
Controle Diabetes – Alimentos ricos em fibras alimentares, como lentilhas, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue . Fibra dietética também diminui a taxa em que o alimento é absorvido pelo sangue e, portanto, ajudam a manter o nível de açúcar constante.
Saúde do coração – Lentilhas, com suas quantidades insignificantes de gordura, são uma fonte ideal de proteína sem adicionar qualquer gordura extra ao corpo, promovendo assim um coração saudável. Lentilhas contêm magnésio e potássio, os quais ajudam a relaxar os músculos cardiovasculares e reduzir os níveis de pressão arterial.
Prevenir a aterosclerose – O consumo de lentilhas fornece um suprimento de antioxidantes que diminuem as chances de desenvolver aterosclerose. Além disso, esses antioxidantes desempenham um papel na neutralização de radicais livres e, portanto, reduzem o envelhecimento.
Boa fonte de ácido fólico – As lentilhas são uma boa fonte de complexo de vitamina B , como folato ou ácido fólico . O folato, encontrado em lentilhas, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, é bom para mulheres grávidas e desempenha um papel fundamental na manutenção dos níveis de homocisteína. Também é conhecido por ser eficaz contra a hipertensão.
Controle do peso – Pesquisas sugerem que o consumo regular de lentilhas pode ajudar no controle do peso e aumentar a saciedade.
Sistema Nervoso Saudável – Para o bom funcionamento do cérebro, vitaminas e minerais são igualmente importantes. Vitaminas e minerais encontrados em lentilhas são úteis para o ótimo funcionamento do cérebro.
Alto teor de ferro – Lentilhas contêm uma quantidade elevada de ferro, que é necessária para o corpo para a produção ideal de hemoglobina. Cerca de 36% do ferro do valor diário recomendado pode vir de uma xícara (200 gramas) de lentilhas por dia.
Melhor Atividade Eletrolítica – O potássio, um dos minerais encontrados nas lentilhas, é considerado um melhor substituto da atividade eletrolítica do que o sódio. Muitas doenças têm sido associadas a um alto teor de sódio e baixo teor de potássio no organismo. Além de agir como um eletrólito, o potássio também é útil para o funcionamento de vários órgãos, como o coração, o cérebro e o rim.
Aumenta o metabolismo – As lentilhas são uma boa fonte de muitas vitaminas, incluindo a vitamina B3, que desempenha um papel significativo no estímulo dos sistemas digestivo e nervoso. A vitamina B3 oferece muitos outros benefícios, incluindo controle do colesterol e melhoria do perfil lipídico.
Informações Nutricionais
Embora diferentes tipos de lentilhas possam variar um pouco em seu conteúdo de nutrientes, um copo (198 gramas) de lentilhas geralmente fornecem cerca de:
- Calorias: 230
- Carboidratos: 39,9 gramas
- Proteína: 17,9 gramas
- Gordura: 0,8 gramas
- Fibra: 15,6 gramas
- Tiamina: 22% da Ingestão Diária de Referência (IDR)
- Niacina: 10% do IDR
- Vitamina B6: 18% do IDR
- Folato: 90% do IDR
- Ácido pantotênico: 13% do IDR
- Ferro: 37% do IDR
- Magnésio: 18% do IDR
- Fósforo: 36% do IDR
- Potássio: 21% do IDR
- Zinco: 17% do IDR
- Cobre: 25% do IDR
- Manganês: 49% do IDR
Germinação e Brotos
Material necessário:
- Vidro de conserva vazio.
- Kit para germinação Broto Fácil.
- Sementes de lentilha.
Todo o material utilizado para o cultivo de grãos deve permanecer impecavelmente limpo. O melhor enxaguá-lo com água fervente após cada cultivo, para evitar a proliferação de bactérias.
Como Germinar:
- Coloque as sementes de lentilha num vidro de conserva.
- Coloque água até aproximadamente ¾ do vidro.
- Feche com a tampa de germinação e deixe de molho por 8 horas.
- Após esse período coloque o vidro inclinado no suporte.
- Lave de 3 a 4 vezes por dia (ou mais dependendo do calor).
- Consumir no máximo até em três ou quatro dias.
Como consumir:
Lentilhas germinadas são saborosas e ótimas para sanduíches, saladas, suco verde, para colocar no prato de sopa. Você pode comer suas lentilhas germinadas a qualquer momento, prová-las à medida que crescem e usá-las no momento em que preferir seu sabor e textura.
Como produzir Brotos:
Se quiser produzir brotos, depois de 36 a 48 horas transferir para a bandeja do kit para produção de brotos Broto Fácil e borrifar água duas a três vezes por dia até a lentilha crescer até a altura da bandeja.
Receita
Cuscuz de couve-flor, castanhas, frutas secas, brotos de lentilha e laranja.
Gostei das instruçoēs da lentilha