
O que é uma Alimentação Saudável
Você com certeza já ouviu falar em alimentação saudável, esse é um tema muito importante e que vem ganhando cada vez mais presença nas nossas vidas, mas o que significa ter uma alimentação saudável? Basicamente, significa comer uma variedade de alimentos que fornecem os nutrientes necessários para manter sua saúde, sentir-se bem e ter energia. Esses nutrientes incluem proteínas, carboidratos, gordura, água, vitaminas e minerais. Entao, para ter uma alimentaçao saudavel, precisamos combinar em uma dieta cereais integrais, frutas, nozes, grãos, brotos, vegetais crus e ômega-3. A nutrição combinada com atividade física é a essência para manter seu corpo forte e saudável.
O que acontece se não tivermos uma Alimentação Saudável
“O estudo mostra que uma dieta desregrada é o principal fator das mortes na maioria dos países no mundo”, disse o autor do estudo Ashkan Afshin, pesquisador do Institute for Health Metrics and Evaluation na Universidade de Washington.
A carência de uma Alimentação Saudável, associada a uma dieta rica em açúcares, sódio, carne vermelha e processados é a responsável por mais mortes do que qualquer outro fator de risco, inclusive o tabagismo. Estudo realizado em todo o mundo, publicado pela revista médica The Lancet, comprova que de cada 5 mortes uma é causada devido à má alimentação, que provoca doenças cardiovasculares, câncer, diabetes tipo II, obesidade, alergias, inflamações dentre outras complicações. O estudo foi realizado entre 1990 e 2017, em 195 países.
Segundo a pesquisa, dos 11 milhões de óbitos estudados, 10 milhões foram por doenças cardiovasculares, 913 mil por câncer e 339 mil por diabetes tipo 2, doença geralmente associada à obesidade, má alimentação e sedentarismo.
O estudo concluiu que as dietas mais fatais são aquelas com muito sódio (encontrado no sal) e as com insuficiente ingestão de cereais integrais, frutas, nozes, grãos, brotos, vegetais e ômega-3. Enquanto o consumo em excesso de sal aumenta a pressão vascular, multiplicando o risco de doenças cardiovasculares, as frutas e verduras ajudam a diminuir a pressão. Ou seja, não basta só deixar de comer mal, mas também é preciso consumir alimentos saudáveis.
Na média global, o consumo per capita de bebidas com açúcar é dez vezes superior ao recomendado, e o de sódio, 86% superior. O consumo de carne vermelha é 18% superior ao considerado adequado. As pessoas comem, em média, apenas 12% da quantidade recomendada de nozes, grãos, frutas, brotos e vegetais frescos.
Brotos, poderosos aliados para uma Alimentação Saudável
Os brotos são sementes de vegetais e legumes em um estágio avançado de geminação, por isso concentram alto teor de vitaminas e nutrientes. Basicamente, é a planta nos seus primeiros dias de vida, e pode ser um grande aliado para quem busca uma alimentação saudável.
Os brotos são alimentos que estão entrando agora na dieta do brasileiro, e por isso poucos conhecem o seu poder nutricional. É possível encontrar no estágio de brotos a alfafa, feijão, brócolis, rabanete, repolho, cebola, lentilha, mostarda e muito mais. Como a planta nessa fase da vida tem seus nutrientes muito concentrados, brotos são um ótimo recurso para obtenção de proteína, fibra e quase todos os tipos de vitaminas em grades quantidades. CONFIRA AQUI MAIS SOBRE OS BROTOS E SEUS BENEFÍCIOS!
Alimentação Saudável é variedade, frescor e equilíbrio
O consumo regular de frutas, legumes e verduras está associado a um menor risco de contrair certos tipos de câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis como Hipertensão e diabetes do tipo II. Isso é devido à presença de fibras e agentes nutracêuticos que atuam como antioxidantes naturais no organismo (por ex., licopeno no tomate, resveratrol na uva e o sulfurano no brócolis), entre outros componentes reconhecidamente benéficos à saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de pelo menos 400 g/dia destes alimentos para que se possa obter um ganho nutricional expressivo na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Levantamento realizado pelo IBGE mostra que o consumo, pela população brasileira, de frutas, vegetais, brotos, nozes e cerais integrais é baixo e que é preciso aumentar em cerca de três vezes o consumo diário médio atual desses alimentos no Brasil, para que seja atingido o patamar recomendado pela OMS.
Dica para uma Alimentação Saudável
Na medida do possível, recomenda-se adquirir alimentos orgânicos, assim como alimentos da "época" (safra), por serem mais frescos e sustentáveis, pois geralmente são produzidos próximos ao local de consumo. O ideal é plantar o seu próprio alimento, ou parte dele, pois o alimento recém colhido é mais rico em substâncias que promovem a saúde, é uma atitude benéfica ao planeta e é mais barato que comprar no supermercado. PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI!
No nosso próximo post veja mais dicas para conseguir uma alimentação saudável.
Deixe seu comentário